Sínodo da Igreja Metodista 2024
De 19 a 21 de abril realizou-se na igreja do Mirante o Sínodo anual da Igreja Metodista Portuguesa tendo tido como tema “Amarás ao Senhor teu Deus... e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27).
Na sexta-feira, aconteceu a reunião do Conselho Presbiteral e no restante fim de semana decorreram os trabalhos com os delegados representantes dos diferentes órgãos, Ministérios, Departamentos e igrejas locais.
Os trabalhos no sábado tiveram início com um tempo devocional dirigido pela Pastora Patrícia Marques ao qual se seguiu a chamada dos delegados e dos membros dos Ministérios Diaconal e Presbiteral. Ainda durante a manhã, foi apresentado o Relatório do Bispo e o Relatório da Comissão Executiva relativo às Atividades.
Após o almoço, os trabalhos foram retomados com a apresentação das saudações recebidas e a palavra aos convidados presentes: D. Manuel Linda - Bispo da Diocese Católica Romana do Porto, D. Jorge Pina Cabral - Bispo da Igreja Lusitana, Pastora Maria Eduarda Titosse - Igreja Presbiteriana de Portugal e o Dr. Fernando Paulo - Vereador do Pelouro da Educação e Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. De seguida, foi apresentado o Relatório da Comissão Executiva relativo às Contas e o respetivo parecer do Conselho Fiscal assim como os relatórios dos Departamentos das Mulheres e da Juventude.
Antes que se concluissem os trabalhos desse dia houve ainda a oportunidade de se refletir sobre a Igreja em Missão e a atualidade da Igreja e das igrejas.
No domingo, os trabalhos foram reiniciados com um tempo de oração dando-se depois disso continuidade à agenda prevista, nomeadamente no que diz respeito a aprovação de algumas propostas do Conselho Presbiteral, sendo elas: a inclusão do Pastor Fernando Cezar no Conselho Presbiteral da Igreja Metodista Portuguesa; a concessão de poderes ao Conselho Presbiteral e à Comissão Executiva para tratar da possível cooperação com um obreiro fraterno; a candidatura ao Ministério Diaconal da irmã Lurdes Fernandes, o início do tempo de prova da candidata ao Ministério Presbiteral, Filipa Teixeira e ainda a prorrogação da licença para estudos do Pastor Albert Canfield.
Foi também apresentada pela Comissão de Revisão dos Estatutos e Regulamentos da Igreja, uma proposta de alteração dos Regulamentos de forma a clarificar alguns pontos presentes no mesmo e a incluir situações que até então não estavam previstas.
Ainda no decorrer dos trabalhos foram aprovados o Plano de Atividades 2024/2025 e o Orçamento para 2025.